AGENDAR EXAMES (31) 3237-1212

Ico news page

Novidades

1235

Novembro Azul, o mês da prevenção do Câncer de Próstata

Está chegando o Novembro Azul, o mês da prevenção do Câncer de Próstata. Você sabia que este é o segundo tipo mais comum de neoplasia no sexo masculino no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele?  Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam 71200 novos casos em 2017/2018, sendo que cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados, apesar dos progressos no diagnóstico precoce, políticas de rastreamento e maior conscientização da população. 

A ressonância magnética (RM) multiparamétrica da próstata é hoje um instrumento muito útil na localização e estadiamento da neoplasia prostática. Neste tipo de exame utiliza-se a análise conjunta de imagens anatômicas e estudos funcionais de difusão e perfusão, com alta sensibilidade e acurácia na pesquisa e na avaliação das lesões prostáticas. 

O tempo médio deste exame está em torno de 30 minutos  e o mesmo pode ser realizado sem a necessidade de bobinas endoretais, quando feito em aparelhos de 3 Tesla. Como preparo solicita-se somente jejum de aproximadamente 4 horas.

Utiliza-se, atualmente, um sistema de classificação das lesões detectadas à  RM multiparamétrica da próstata, denominada PI-RADS v2, que separa as lesões de acordo com o grau de suspeita para malignidade numa escala de 1 a 5. Score 1 traduz risco muito baixo e score 5, na extremidade oposta, corresponde a lesões com risco muito elevado para câncer clinicamente significativo.  

 A RM mutlparamétrica da próstata é hoje uma realidade na prática clínica, com dados bem estabelecidos a respeito da detecção tumoral e estadiamento.  Além disto, pode fornecer informações fundamentais para orientação de biópsias e re-biópsias, aumentado sua acurácia ao direcionar para áreas de maior suspeita. 

Compartilhe

Sofia x